Entre em contato: sivaldodomingues@hotmail.com

06 julho, 2010

A Escola Municipal Leônidas Pontes de Uraí, comemora a elevação do Ideb




O Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram nesta quinta-feira, 1º de julho, o resultado nacional do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb 2009. Os Indicadores mostram uma evolução na qualidade da educação em todos os níveis de ensino - primeiras e segundas etapas do ensino fundamental e ensino médio. As metas de progressão estabelecidas foram superadas.
Na primeira fase do ensino fundamental, o Ideb passou de 4,2 para 4,6, superando a meta prevista para 2009 e atingindo antecipadamente a de 2011. A análise do crescimento nesse nível mostra que o aumento de notas dos estudantes nas provas responde por 71,1% do acréscimo no Ideb. O percentual de 28,9% da evolução se deu em razão da melhora nas taxas de aprovação escolar.
Nos anos finais do ensino fundamental, o Ideb do País evoluiu de 3,8 para 4,0, superando a meta para 2009 e também ultrapassando a de 2011, que é de 3,9. O aumento nas notas que os estudantes obtiveram na Prova Brasil explica 64% desse crescimento, enquanto os outros 36% são decorrentes da melhora nas taxas de aprovação. No caso do ensino médio, o Ideb do Brasil avançou de 3,5 para 3,6, superando a meta nacional de 2009. O crescimento na faixa ocorreu fundamentalmente em razão do desempenho dos estudantes, que contribuiu com 57,9% do aumento do indicador. (Os dados são do Mec)

A Escola Municipal Leônidas Pontes na Cidade de Uraí - Pr Tem ainda mais motivos para comemorar.
O Ideb referente à escola teve uma surpreendente alta, passando de 4,1 em 2007 para 5,0 em 2009 deixando todos eufóricos, pois superou amplamente uma expectativa de meta estabelecida pelo MEC que era de 4,2 em 2009.
Em 2005 o Ideb observado foi de 3,8 e de 4,1 em 2007.
Acompanhe como estavam projetadas as metas para a Escola Municipal Leônidas Pontes:

 2009     2011     2013    2015    2017    2019    2021
  4,2        4,7        4,9       5,2       5,5       5,8       6,0

Note que o Ideb de 2009 superou a meta estabelecida somente para 2013.


Tamanho avanço fatalmente se deve a implantação do Ensino em Tempo Integral, que teve seu início em 2008 e vêm proporcionando atividades de complementação de estudos recreativas e artísticas visando mudanças comportamentais e de atitudes positivas para as relações sociais dos alunos.
Com este modelo de educação, Foram disponibilizadas cinco refeições diárias, balanceadas e com acompanhamento de uma nutricionista.
Também foi colocada a disposição dos alunos aulas de contra-turno (reforço), karatê, artes, hip hop, ballet, violão, Informática, Espanhol, recreação, iniciação desportiva, laboratório de ciência, brinquedoteca e musicalização (flauta, canto e coral).

O Período Integral vêm sobrevivendo graças à luta constante da Diretora do Departamento de Educação e Cultura de Uraí, Sandra Regina Lunardelli Barichelo e da Diretora Leda Maria Bozelli, que com seus esforços provaram que tal modelo de educação está entre o mais eficiente, servindo de exemplo para que possa ser ampliado a outras escolas do município e região.
Sandra recebeu recentemente o " Palma de Ouro ", prêmio concedido aos100 Melhores gestores municipais de educação de todo o País e tamanha melhoria do Ideb, vêm confirmar a competência e comprometimento com que vem sendo tratada a educação do município de Uraí .

Fica também os parabéns deste blog aos funcionários, professores e coordenadoras
que, ao lado da Diretora Leda, fizeram com que a Escola Municipal Leônidas Pontes, registrasse uma das maiores elevações do Ideb de uma avaliação para a outra (dois anos), de todo o País.


Nenhum comentário:

Postar um comentário