Entre em contato: sivaldodomingues@hotmail.com

22 março, 2011

Em Uraí, Homem é preso depois de comprar e receber cobras pelos Correios

da Folha de Londrina

Sete cobras enviadas pelo Correio do Rio de Janeiro para Uraí (Norte Pioneiro) foram apreendidas anteontem pelo Ibama e pela Polícia Federal (PF). Um rapaz de 18 anos foi detido no momento em que retirava a encomenda na agência uraiense. Após ser autuado em flagrante pelos crimes de introdução de animais exóticos no País sem autorização e de manter em cativeiro animais nativos, ele foi liberado.


De acordo com o delegado Marcelo Garcia, da PF, a investigação sobre o caso começou em 16 de março, quando funcionários da agência dos Correios em Londrina perceberam a presença de carga viva em um pacote enviado do Rio de Janeiro com destino a Uraí.

''Através do raio-x o correio percebeu que havia um pacote com provavelmente cobras dentro e contatou o Ibama'', explicou Garcia. Para apreender o destinatário, a Polícia Federal decidiu deixar a carga seguir normalmente pelo serviço dos correios. ''Por volta das 15h40 do dia 17 março, o jovem foi buscar a sua correspondência na agência de Uraí e efetuamos a ação'', contou o delegado.

No pacote de papelão, havia sete filhotes de ''corn snakes'' (cobras do milho), naturais dos Estados Unidos, enroladas em uma meia. Cada uma mede aproximadamente 30 centímetros. Como é uma espécie exótica, o jovem precisaria de permissão do Ibama para criá-las.

Depois de abordarem o destinatário, os policiais federais encontraram na casa dele mais seis exemplares da ''corn snake'', uma jiboia de 1,5 metro de comprimento e quatro tartarugas. Também foram encontrados animais empalhados: jacarés, tartarugas, um esquilo e parte de um veado.

As cobras ''importadas'' pelo criador não são venenosas. Nos EUA, a ''cornsnake'' serve como animal de estimação. De acordo com Ibama, a espécie também está se tornando comum no Brasil. O jovem havia adquirido os animais pela internet. Em uma rápida pesquisa virtual, a reportagem encontrou um vendedor de filhotes de corn snakes de São Paulo. O preço sugerido era de R$ 130,00 por exemplar. Até a tarde de ontem os animais capturados na casa do jovem estavam na sede do Ibama em Londrina. Em breve, serão encaminhados para um criador legalizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário