Entre em contato: sivaldodomingues@hotmail.com

22 março, 2011

No Twitter, Requião questiona pensão da mãe de Beto Richa

Rubia Pimenta / O diário.com

Após o governador Beto Richa (PSDB) anunciar nesta segunda-feira (21) o cancelamento das aposentadorias dos últimos quatro ex-governadores do Paraná, o senador Roberto Requião (PMDB), que teve seus valores suspensos, atacou a medida pelo Twitter.


Requião acha injusto a viúva do ex-governador José Richa, Arlete Richa, mãe de Beto, continuar recebendo a pensão. "Se a pensão de ex-governadores é imoral a da sua mãe também é. Vergonha.", disse se dirigindo ao governador.
Requião também fez diversas provocações:

"Menino criado a mesada não corta pensão de mãe" ou "Casamento e diamantes são como pensão de mãe de governador : PARA SEMPRE", escreveu.

 Ele também brincou com os internautas:

 " Quem tem mãe sem gorda pensão. Retuite". A mensagem que foi replicada por vários tuiteiros.

O senador defendeu as pensões a ex-governadores. "A pensão bem regulamentada é moralizadora", afirmou. Ele também ressaltou que o corte deveria ser estendido a todos os ex-governadores, e não apenas aos últimos quatro.
Seguindo o velho estilo muitas vezes grosseiro, Requião criticou duramente um internauta que questionava seu posicionamento.

 "Vc está brincando, ou é bobo mesmo assim?", escreveu o senador.

Constituição de 1988

Segundo a assessoria de imprensa do Governo do Estado, apenas as aposentadorias e pensões concedidas no período anterior a 1988, portanto com base na Constituição de 1967, foram reconhecidas como legais pela Procuradoria Geral do Estado. O texto de 1967 previa expressamente que os ex-governadores poderiam usufruir de aposentadorias por terem exercido o cargo, a exemplo de ex-presidentes da República.
Quatro ex-governadores tiveram suas pensões suspensas: Mário Pereira (1994), Jaime Lerner (1995-2002), Roberto Requião (1991-1994 e 2003-2010) e Orlando Pessuti (2010). O ex-governador Álvaro Dias (1987-1991), que chegou a receber a aposentadoria entre outubro de 2010 e janeiro de 2011, já havia tido o benefício cancelado porque a PGE considerou que ele foi solicitado fora do prazo legal.
Os ex-governadores vinham recebendo R$ 24.117,62 por mês - o mesmo valor atribuído ao governador no exercício do cargo. Somadas, as aposentadorias suspensas representam um desembolso mensal de R$ 96.470,48.
A partir da aprovação do parecer normativo pelo governador Beto Richa, a Secretaria da Administração deverá abrir um prazo de cinco dias para que os ex-governadores alcançados pela medida, se quiserem, apresentem as contestações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário