do blog Paçoca com cebola
O deputado federal Rubens Bueno) informa ao blog que a bancada do PPS na Câmara ajudou a aprovar, quarta-feira (6), a reformulação do chamado Tratado de Itaipu. O novo acordo prevê aumento de U$ 120 milhões para U$ 360 milhões do repasse que o Brasil faz por ano ao Paraguai para utilizar a energia excedente da Usina Itaipu. O acordo foi assinado em 2009 entre o ex-presidente Lula e o presidente do Paraguai, Fernando Lugo.
O deputado lembrou que o Brasil consome hoje 93% do total da energia produzida pela usina, enquanto que o Paraguai apenas 7%. Dos 50% que o Paraguai tem direito, cede ao Brasil 43% de forma onerosa. “Nós precisamos dessa energia e o Paraguai, de forma justa, reivindicou uma correção do valor que pagamos. Se o Brasil fosse para o litígio, o Paraguai poderia reivindicar o direito de comercializar essa energia com outro país, e até ganhar mais com isso”, ponderou o deputado.
Bueno, líder do PPS, ressaltou que o Brasil tem uma grande dívida com o país vizinho desde o contencioso histórico que resultou na Guerra do Paraguai. “Se somos grandes, se somos nobres, se somos uma Nação internacionalista, não há porque deixar de aprovar esse acordo com o Paraguai”, defendeu o parlamentar que, durante a votação da matéria, lembrou ainda que o tratado de Itaipu foi o embrião do Mercosul.

Nenhum comentário:
Postar um comentário