Entre em contato: sivaldodomingues@hotmail.com

05 julho, 2012

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)


Fonte: Secretaria de Saúde – Uraí-PR
Via Uraionline

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) é um programa que tem como finalidade prestar o socorro à população em casos de emergência. Com o Samu, o governo federal está reduzindo o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as seqüelas decorrentes da falta de socorro precoce. O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas, que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.

Como funciona o serviço na região norte – pioneira?

Para a implantação do Serviço na região norte – pioneira, formou-se um comitê gestor, onde Uraí participou, sendo representado pelo Secretário Municipal de Saúde. Assim posso dizer que acompanhei de perto todo o processo. O serviço foi implantado em parceria com a maioria dos municípios pertencentes a 18ª Regional de Saúde de Cornélio Procópio e 19ª Regional de Saúde de Jacarezinho. Ocorre que o SAMU, projeto do Governo Federal, começou de forma errada, ou seja, o Governo somente entregou as ambulâncias, porém não forneceu instrumentos para que o serviço fosse colocado em prática, resumindo, não mandou recursos financeiros. Entendemos a necessidade de fazer um caixa e assim os municípios foram pagando mensalidades cuja base de calculo era de R$ 0,24 (vinte e quatro centavos) por habitantes/mês. Os valores são repassados ao CISNOP – Consorcio Intermunicipal de Saúde de Cornélio Procópio. Uma empresa foi contrata para tocar o projeto, sendo o processo por licitação. Na regional de Cornélio temos bases do SAMU, nos municípios de Andirá (uma ambulância de suporte básico), Bandeirantes (uma ambulância de suporte básico e uma de suporte avançado), Ribeirão do Pinhal (uma ambulância de suporte básico e uma avançada), Cornélio Procópio (uma ambulância de suporte básico e uma de suporte avançada), São Jerônimo da Serra (uma ambulância de suporte básico e uma de suporte avançada) e Uraí (uma ambulância de suporte básico).

Como funciona o serviço?

A Central de Regulação médica localiza-se na cidade de Cornélio Procópio, e as Bases do SAMU são acionadas conforme a necessidade. É a Central que define qual unidade móvel deverá prestar o serviço. Analisando o pedido de socorro efetuado pelo telefone o profissional médico aciona o serviço que achar necessário, podendo então encaminhar uma ambulância de suporte básico, e nesse caso a ambulância já está aqui em Uraí, ou a de suporte avançada (UTI) que fica na Base de Cornélio. Caso essa esteja já em serviço, daí vem a que estiver mais próxima. O número para que a população peça o serviço é o 192, porém por problemas na Empresa de Telefonia Brasil/Telecom o serviço ainda não foi ativado, e para que não perdêssemos o tempo de habilitação do serviço SAMU na nossa região, uma vez que como já disse tivemos que bancar o serviço sem auxilio do Governo do Estado e Federal, o qual deverá entrar com uma contra partida de 50%. O Governo Estadual 25% e o Governo Municipal 25%, porém eles só pagam com o serviço já em funcionamento, então optamos por inaugurar o serviço usando os números que são costumeiros. Como aqui em Uraí todos já sabem que em caso de urgência/emergência basta ligar no telefone 3541-1211 na Santa Casa. A questão do telefone 192 está sendo solucionada entre a Cia Telefônica e a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná. Portanto a questão da Central de Regulação médica ser em Cornélio faz parte do sistema, assim como na 17ª Regional de Saúde de Londrina, todos os municípios dependem da Central de Regulação médica de Londrina, ou seja, quem estiver em Assai e precisar de ajuda vai ligar 192 e a Central vai ativar a Base de Assaí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário